TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Após ataques em Copacabana, ministros do STF aguardam discurso de Tarcísio em ato pró-anistia em São Paulo

      Cúpula do STF vê Bolsonaro e Malafaia como previsíveis, mas monitora a postura do governador, que tem elevado o tom nas críticas à Corte

      (Foto: Reprodução)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acompanham com atenção o ato pela anistia que ocorre na tarde deste domingo (6) em São Paulo, na Avenida Paulista. Segundo Bela Megale, do jornal O Globo, a expectativa da Corte está centrada no governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), após seu discurso em Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 16 de março, quando classificou os condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 como “inocentes que receberam penas desarrazoadas”.

      Embora Jair Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia, principais organizadores do ato, também devam discursar, ministros avaliam que suas falas trarão apenas a repetição de ataques já conhecidos contra o STF e, especialmente, contra o ministro Alexandre de Moraes. A novidade — e, portanto, o foco de atenção — é o comportamento de Tarcísio, que até pouco tempo era tratado na Corte como um interlocutor mais moderado e com trânsito institucional.

      No entanto, o tom adotado pelo governador fluminense no palanque montado em Copacabana incomodou até mesmo aliados no Judiciário. A crítica direta às sentenças do Supremo, acompanhada da defesa explícita da anistia aos envolvidos nos atos golpistas, provocou reações negativas entre ministros, incluindo Alexandre de Moraes, que mantinha diálogo regular com Tarcísio. 

      Nos bastidores, cresce a percepção de que Tarcísio tem feito acenos consistentes ao bolsonarismo, o que tem gerado desconforto entre magistrados. A avaliação predominante na Corte é de que o governador tenta manter uma imagem de equilíbrio, mas tem “um pé em cada canoa”. Essa ambiguidade tem dado lugar a uma postura mais crítica ao Supremo, inclusive em conversas privadas.

      A dúvida entre os ministros agora é se o governador repetirá o tom de Copacabana ou se adotará uma linha mais contida no evento de São Paulo. A depender do caminho escolhido, Tarcísio pode aprofundar a tensão com a Corte.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados