BNDES e Cepal lançam curso em homenagem a Maria da Conceição Tavares
Capacitação internacional formará líderes para enfrentar desafios econômicos e sociais da América Latina
247 - A Escola de Governo e Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares abre, nesta segunda-feira (31), as inscrições para seu primeiro curso de capacitação em desenvolvimento econômico e social. O programa, fruto de uma parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), terá atividades presenciais no Brasil e no Chile, além de aulas online. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
O curso, que tem 60 vagas, será voltado para funcionários ou ex-servidores de bancos públicos de desenvolvimento e de órgãos públicos afins na América Latina, como ministérios, secretarias e agências de fomento, preferencialmente ligados a atividades de financiamento. Segundo o BNDES, o objetivo é capacitar profissionais para a formulação e execução de políticas públicas sustentáveis e promover uma visão crítica sobre os desafios da região.
"O curso busca prover formação adequada às especificidades socioculturais e econômicas dos países latino-americanos, orientar a execução de políticas públicas e formas sustentáveis de financiamento e formar líderes para atuar nas grandes oportunidades e desafios para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região", destacou o BNDES em nota.
A criação da escola é uma homenagem à economista Maria da Conceição Tavares, uma das intelectuais mais influentes da esquerda na área econômica. Conceição faleceu em junho de 2024, aos 94 anos. A iniciativa partiu do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que ressaltou a importância do legado da economista.
"Conceição é uma das maiores economistas não só do Brasil, mas do mundo, que rechaçava dogmas e se recusava a pensar de uma maneira que não fosse crítica, atenta às necessidades e ao desenvolvimento da nossa região", afirmou Mercadante. "Portuguesa de nascimento, ela é uma gigante brasileira, que sonhava com um país e um mundo mais justo e inclusivo", completou.
A capacitação será realizada em três etapas ao longo de 2025. A primeira, em junho, acontecerá de forma presencial na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. A segunda etapa, online, durará 11 semanas, entre junho e agosto, com aulas ao vivo de três horas e estudos individuais adicionais. A última fase ocorrerá em setembro, com dois dias de atividades presenciais na sede da Cepal, em Santiago, no Chile.
O curso contemplará 30 vagas para brasileiros e 30 para participantes de outros países da América Latina, promovendo diversidade de gênero e étnico-racial. Os inscritos devem ter graduação em qualquer área do conhecimento e fluência em português ou espanhol. Também é recomendado conhecimento intermediário de inglês para leitura e compreensão.
As inscrições são gratuitas e vão das 12h de segunda-feira (31) até as 23h59 do dia 25 de abril, no site oficial da Escola de Governo e Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares (www.escolagovdes.cepal.org). No entanto, os custos de deslocamento e hospedagem para as etapas presenciais deverão ser arcados pelos participantes ou suas instituições de origem.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: