Bolsonaro deixa UTI após cirurgia de 12 horas e segue para o quarto, diz Michelle
Ex-primeira-dama agradeceu equipe médica pela operação para desobstrução intestinal. Jair Bolsonaro está estável, sem dor e em recuperação
247 - Jair Bolsonaro (PL) deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para o quarto na madrugada desta segunda-feira (14), após uma cirurgia de 12 horas realizada no Hospital DF Star, em Brasília. A informação foi divulgada por Michelle Bolsonaro em publicação nas redes sociais, relata o jornal O Globo. Segundo boletim médico, ele está clinicamente estável, sem dor, e recebe suporte clínico e nutricional.
A ex-primeira-dama exaltou o trabalho da equipe médica responsável pelo procedimento. “Meu amor já está no quarto... Nossos anjos aqui na Terra (os médicos). Por 12 horas, Deus usou as mãos dessa equipe maravilhosa para cuidar do meu amor. Minha eterna gratidão à essa equipe médica extraordinária, que, com precisão, competência e humanidade, conduziu as 12 horas de cirurgia do nosso capitão”, escreveu Michelle em seu perfil.
A cirurgia de grande porte foi realizada no domingo (13) para tratar uma obstrução intestinal causada por aderências no intestino delgado — consequência do evento de Juiz de Fora durante a campanha presidencial de 2018. O procedimento, chamado de laparotomia exploradora, consistiu na abertura do abdome para identificar a origem da retenção intestinal e reconstruir a parede abdominal, com o objetivo de reforçar a musculatura.
Sem intercorrências e sem transfusão - Conforme comunicado da equipe médica do DF Star, a operação durou cerca de 12 horas e foi concluída sem necessidade de transfusão de sangue. "O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue", destacou a nota. A obstrução intestinal foi identificada como uma dobra do intestino delgado, o que dificultava a passagem dos alimentos e foi corrigido durante o procedimento.
“Está estável clinicamente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, nutricional e prevenção de infecções”, afirmou o boletim divulgado ainda no domingo.
Bolsonaro começou a passar mal na sexta-feira (11), quando participava de um evento político no Rio Grande do Norte. Ele sentiu fortes dores abdominais e foi inicialmente atendido em um hospital da cidade de Santa Cruz, a cerca de 115 quilômetros de Natal. Diante da gravidade do quadro, foi transferido para a capital potiguar e, no sábado (12), levado a Brasília.
Procedimento prolongado e quadro mais grave - Inicialmente, Michelle Bolsonaro estimou que a cirurgia terminaria entre 19h e 20h, mas voltou às redes por volta das 18h para informar que o procedimento seria mais longo. A operação, que começou pouco depois das 10h, foi finalizada por volta das 21h.
O médico Claudio Birolini, responsável pelo procedimento, avaliou que o quadro desta vez foi mais grave em comparação às internações anteriores. “Da forma como ele chegou, bastante desidratado, com muita dor e distensão abdominal exuberante, dá para dizer com alguma segurança que esse foi o quadro mais exuberante em relação aos quadros anteriores que ele apresentou. Embora eu não tenha acompanhado presencialmente as outras ocasiões”, explicou.
Alguns aliados de Bolsonaro defendiam que o ex-presidente fosse operado em São Paulo, pelo médico Antonio Luiz Macedo, que o acompanha desde o atentado de 2018. No entanto, Michelle optou por manter a cirurgia em Brasília, sob os cuidados de Birolini, especialista em parede abdominal.
Histórico de internações - Desde 2018, Jair Bolsonaro passou por diversas cirurgias e internações decorrentes de complicações intestinais. Problemas de obstrução já o levaram ao hospital em 2021, 2023 e maio de 2024, sendo que no ano passado também foi submetido a procedimento cirúrgico.
A obstrução intestinal é uma condição caracterizada pela interrupção parcial ou total da passagem do conteúdo digestivo pelo intestino, podendo causar dores abdominais intensas, distensão e riscos à saúde se não tratada rapidamente.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: