TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Brasil

Brasil e Azerbaijão vão propor fundo global para transição energética com recursos do petróleo

Segundo o ministro Alexandre Silveira, o fundo vai promover uma transição energética justa e inclusiva

Alexandre Silveira, lançamento da Política Nacional da Transição Energética, 26 de agosto de 2024 (Foto: Tauan Alencar/MME)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse em entrevista à Folha de S. Paulo que Brasil e Azerbaijão vão apresentar uma proposta para a criação de um fundo global para a transição energética com recursos do petróleo. A parceria foi acertada durante reunião do G20 da área de energia em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante esta semana.

Segundo Silveira, a criação desse fundo vai permitir a diminuição de desigualdades na transição energética. "O fundo do petróleo para promover uma transição energética justa e inclusiva é quase uma unanimidade internacional", disse. O ministro defendeu a utilização desses recursos para sustentar o auxílio gás no Brasil. “Nós apontamos fonte juridicamente adequada de financiamento para o programa, na minha compreensão. Agora, naturalmente, a liderança do ministro Haddad, respeitada por todos nós como o condutor da área econômica, saberá o que é melhor", afirmou.

Alexandre Silveira também falou sobre a redução da exploração de petróleo no contexto de transição energética. Na opinião do ministro, o fim da exploração petrolífera pelo Brasil, neste momento, seria um crime de lesa-pátria. “Sem dúvida, isso seria um crime lesa-pátria contra o Brasil. Não é algo que cabe a um país em desenvolvimento, com tudo por fazer, com a necessidade de promover inclusão social, combater a fome, gerar emprego e renda, de arrecadar recursos. A própria palavra já responde essa questão. Estamos numa transição”, opinou sobre a recomendação da Agência Internacional de Energia para que o mundo pare de perfurar novos poços de petróleo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados