Brasil tem plano de inteligência artificial em processo de implementação, diz ministra
Luciana Santos destacou a importância de manter os dados brasileiros em domínio nacional
247 – A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, afirmou que o Brasil já está em processo de implementação de um plano de inteligência artificial. Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (29), ela destacou a importância de manter os dados brasileiros em domínio nacional.
“Nós precisamos que aqueles dados que são produzidos pela inteligência brasileira, sejam nossos”, continuou. “Há uma verdadeira cobiça pelos dados brasileiros, pelos SUS, pelos dados da Embrapa, do ministério da Ciência e Tecnologia, dos institutos que pesquisam e desenvolvem vacinas e tudo isso não pode ficar na mão de empresas, tem que ficar na mão de domínio nacional”.
A ministra também comentou sobre o impacto do DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido por uma startup chinesa, que rapidamente se tornou um fenômeno de mercado. O chatbot da empresa provocou uma queda estimada em cerca de US$ 1 trilhão no valor das ações de tecnologia dos Estados Unidos.
“Já abalou o mercado financeiro nos Estados Unidos, principalmente o mercado de valores voltado para a tecnologia, impressionando pela quantidade de downloads [do aplicativo]”, analisou a chefe da pasta. “A gente quer desenvolver nossos próprios modelos. Mas é óbvio que a gente bebe na fonte daquilo que é mais avançado, até para ter agilidade no desenvolvimento”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: