Centrão vê PL da Anistia sem chances de avançar após fracasso das manifestações bolsonaristas
A tendência é de que o PL da Anistia seja remetido a uma comissão especial, onde será discutido por meses, antes de ser votado em plenário
247 - Líderes do Centrão avaliam que o projeto de lei que prevê a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro não conta com aprovação popular suficiente para avançar no Congresso Nacional, informa a CNN Brasil. Após as manifestações convocadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em defesa da proposta, deputados fizeram o diagnóstico de que a defesa da pauta continua concentrada entre eleitores da direita.
A prova disso é o público nas manifestações em Copacabana, no Rio de Janeiro, e na Avenida Paulista, em São Paulo, que foi abaixo do esperado pelos organizadores. Além disso, pesquisas de opinião apontam que a maioria da população é contrária à anistia. Segundo estudo divulgado pela Quaest, 56% dos brasileiros são contra a soltura dos envolvidos nos atos golpistas.
A tendência é de que o PL da Anistia seja remetido a uma comissão especial, onde será discutido por meses, antes de ser votado em plenário. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já sinalizou que não cederá às pressões da oposição.
No Congresso, o argumento é de que a pauta econômica é a prioridade em 2025, e o PL da Anistia poderia atrapalhar o avanço de propostas cruciais para a população. Esse entendimento cresceu diante da guerra comercial iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve gerar perspectivas de recessão ao redor do mundo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: