TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Chamada de 'Chica da Silva' por Zambelli, Benedita da Silva diz que a bolsonarista terá a "correção necessária"

    "Eu acho que isso ela vai ter que responder, porque já tem gente entrando com ações”, disse a deputada federal Benedita da Silva

    Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) (Foto: Pablo Valadares /Câmara dos Deputados)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A deputada federal Benedita da Silva (PT-SP) disse que haverá medidas legais contra sua colega na Câmara, a bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), após ser chamada de "Chica da Silva" durante uma live nas redes sociais. Ao jornal O Globo, Benedita qualificou o comentário como racista e afirmou que Zambelli enfrentará as consequências jurídicas e políticas: "ela (Carla Zambelli) terá a correção necessária".

    “Estava ali como coordenadora geral do encontro, preocupada com o encontro. Quando eu soube, já tinham tomado providências na Câmara, o PT já tinha se manifestado com uma nota de repúdio, e as mulheres (do evento) já estavam também se posicionando nos seus núcleos. Eu acredito que ela terá a correção necessária, se jurídica, se política, mas já tomaram providência. Eu acho que isso ela vai ter que responder, porque já tem gente entrando com ações” disse Benedita à reportagem.

    A declaração de Zambelli ocorreu na terça-feira (2), quando a bolsonarista se queixou “de não ter poder de fala” na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió (AL) e referiu-se a Benedita como "Chica da Silva". “Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente… não sei por que que não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse Zambelli na ocasião. Após forte reação negativa por parte da sociedade, ela pediu desculpas a Benedita e disse que “confundiu os nomes”. 

    Chica da Silva foi uma ex-escrava brasileira alforriada do século 18, conhecida por seu poder e influência na sociedade colonial de Minas Gerais que se tornou um símbolo da resistência negra no país. Benedita da Silva atualmente coordena a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.

    Após a repercussão do vídeo, o Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro emitiu uma nota condenando a fala de Zambelli e classificando-a como racista. Diversos políticos expressaram apoio a Benedita. O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, destacou a importância de Benedita na luta por um país sem racismo. Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, também se manifestou contra o comentário de Zambelli, elogiando Benedita por sua trajetória inspiradora. Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, reforçou a necessidade de combater discursos de ódio e racismo.

    Durante o evento P20, foram discutidos temas como a representatividade feminina em espaços de decisão, o combate às desigualdades e a promoção da autonomia econômica das mulheres. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados