Concurso unificado deve ocorrer entre setembro e outubro de 2025
Segunda edição do CPNU ainda depende da aprovação presidencial para definição de vagas e cronograma
247 - A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está prevista para ocorrer entre setembro e outubro de 2025. A informação foi confirmada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. As informações são do portal Metrópoles.
A ministra explicou que a seleção da banca organizadora ainda não foi iniciada, pois depende da sanção da Lei Orçamentária Anual de 2025. Segundo ela, é necessário que os recursos estejam confirmados antes de definir o número de vagas do certame.
“A gente está trabalhando muito já no cronograma, nas vagas que vão entrar. Eu vou apresentar ao presidente, então não posso anunciar antes de ele bater o martelo”, afirmou Dweck.
O Termo de Referência de Chamamento Público (TR), documento que oficializa o processo de seleção das bancas organizadoras, está previsto para ser divulgado em abril. “Eu quero bater tudo com a Casa Civil e com o presidente. Mas ainda no início de abril, na primeira quinzena, a gente já deve anunciar”, completou a ministra.
O CPNU foi criado para unificar diversos concursos públicos federais em uma única seleção, com provas aplicadas simultaneamente em todo o país. A primeira edição do certame, realizada em 2024, atraiu milhares de candidatos e gerou grande expectativa para as novas seleções.
Com a confirmação do novo concurso, candidatos interessados em ingressar no serviço público federal devem ficar atentos à divulgação oficial do edital, que trará informações detalhadas sobre cargos, vagas e conteúdo programático das provas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: