Conversas entre China e Vietnã provavelmente têm a intenção de “ferrar” os EUA, diz Trump
Declarações surgem em meio a uma visita diplomática do líder chinês Xi Jinping ao Sudeste Asiático
247 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insinuou nesta segunda-feira (14) que a aproximação econômica entre China e Vietnã tem como objetivo prejudicar os interesses americanos.
“Eu não culpo a China. Eu não culpo o Vietnã. Não culpo. Vejo que eles estão se encontrando hoje. Que maravilha, não? É um encontro adorável... tipo tentando descobrir como ferrar os Estados Unidos da América”, disse Trump a jornalistas no Salão Oval, enquanto comentava sobre tarifas e eventuais isenções para o setor automotivo.
Apesar do tom crítico, o presidente norte-americano afirmou: “Eu não culpo o presidente Xi [Jinping]. Gosto dele. Ele gosta de mim. Quer dizer, quem sabe, né?”.
As declarações surgem em meio a uma visita diplomática do líder chinês Xi Jinping ao Sudeste Asiático. O movimento tem sido interpretado como uma tentativa da China de reforçar laços estratégicos e comerciais na região diante das barreiras comerciais impostas pelos EUA às exportações chinesas.
Ainda nesta segunda-feira, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou em entrevista à Bloomberg, na Argentina, que qualquer entendimento com Pequim só ocorrerá com o envolvimento direto dos dois chefes de Estado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: