"Degradante", critica Rodrigo Pacheco sobre situação de deportados pelos EUA
"O respeito à dignidade humana é um conceito consagrado em um mundo civilizado e democrático”, disse Pacheco em nota
247 - O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou o tratamento dispensado pelo governo Donaldo Trump, dos Estados Unidos, aos brasileiros deportados.
Em nota, Pacheco destacou a importância do respeito à dignidade humana e afirmou que o mundo civilizado e democrático não pode tolerar situações degradantes, agressões ou maus-tratos.
“A decisão por um novo procedimento na política de imigração, que é um direito assegurado a todos os países, não pode vendar nossos olhos diante de situações degradantes e denúncias de agressões e maus-tratos. O respeito à dignidade humana é um conceito consagrado em um mundo civilizado e democrático”, disse Pacheco em nota.
Brasileiro deportaos pelos EUA foram algemados e acorrentados. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) repudiou o uso indiscriminado de algemas e correntes, afirmando que tal conduta viola os termos de acordo entre Brasil e Estados Unidos. O Itamaraty informou que pedirá esclarecimentos formais ao governo norte-americano.
“O direito de rever políticas de imigração é assegurado a todos os países, mas isso não pode nos cegar diante de violações de direitos fundamentais”, reiterou Pacheco.
O Ministério da Justiça classificou os episódios como “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”. O caso reforça a necessidade de revisão nos protocolos de deportação para assegurar que os direitos humanos sejam respeitados em qualquer circunstância.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: