Doações internacionais chegam ao Rio Grande do Sul com maior agilidade
No último fim de semana, um avião dos Emirados Árabes Unidos desembarcou no Brasil com donativos
247 - As doações internacionais destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul estão chegando com maior rapidez graças a uma parceria entre o Ministério dos Portos, a Receita Federal e o Ministério das Relações Exteriores. O esforço conjunto envolve também empresas de transporte aéreo e marítimo, como Azul, Latam e Maersk.
No último fim de semana, um avião dos Emirados Árabes Unidos desembarcou no Brasil com donativos. Outro carregamento do país está a caminho. O governo federal tem atuado para acelerar a entrega das doações enviadas por entidades governamentais, organizações assistenciais, cidadãos estrangeiros e comunidades brasileiras no exterior.
Os ministérios de Portos e Aeroportos e das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, da Embaixada do Brasil em Lisboa e do Consulado do Brasil em Miami, coordenaram o envio das doações. Voluntários em Portugal e nos Estados Unidos também colaboraram.
No sábado (18/5), três toneladas de donativos enviados da Flórida por comunidades brasileiras chegaram a Campinas em um voo da Azul Linhas Aéreas. A carga será transportada gratuitamente até Curitiba e, de lá, seguirá para o Rio Grande do Sul.
De Portugal, um voo da Latam trouxe os primeiros 300 kg de doações coletadas pela comunidade brasileira em Lisboa. O voo chegou a Canoas com mais três toneladas de doações provenientes de todo o Brasil. Além disso, nove toneladas de donativos dos EUA estão a caminho em um navio da Maersk.
Também no sábado, chegou a Guarulhos o primeiro de três aviões com ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos. A carga inclui 500 geradores, 10 mil pacotes de redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos de higiene, 10 mil cobertores e 5 mil lâmpadas solares. O segundo avião deve decolar nesta segunda-feira (20/5).
No domingo (19/5), o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, telefonou ao Chanceler dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Zayed, para agradecer pelas doações.
Na semana passada, a cidade de Canoas (RS) recebeu doações da ONG norte-americana Samaritan's Purse, incluindo 10 estações de purificação de água, capazes de fornecer água potável para até 100 mil pessoas. A operação contou com o apoio do Ministério da Defesa, Defesa Civil, Receita Federal e Polícia Federal.
A Receita Federal está facilitando o desembaraço aduaneiro das doações por meio do programa "Receita Via Rápida", permitindo que cheguem rapidamente ao Rio Grande do Sul. As doações são isentas de tributos e podem ser despachadas por meio de uma Declaração Simplificada de Importação.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: