TV 247 logo
HOME > Brasil

Doações internacionais chegam ao Rio Grande do Sul com maior agilidade

No último fim de semana, um avião dos Emirados Árabes Unidos desembarcou no Brasil com donativos

Avião dos Emirados Árabes com donativos aterrissou no último fim de semana no Brasil. Um novo carregamento do país está em deslocamento para o país (Foto: Divulgação / Itamaraty)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - As doações internacionais destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul estão chegando com maior rapidez graças a uma parceria entre o Ministério dos Portos, a Receita Federal e o Ministério das Relações Exteriores. O esforço conjunto envolve também empresas de transporte aéreo e marítimo, como Azul, Latam e Maersk.

No último fim de semana, um avião dos Emirados Árabes Unidos desembarcou no Brasil com donativos. Outro carregamento do país está a caminho. O governo federal tem atuado para acelerar a entrega das doações enviadas por entidades governamentais, organizações assistenciais, cidadãos estrangeiros e comunidades brasileiras no exterior.

Os ministérios de Portos e Aeroportos e das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, da Embaixada do Brasil em Lisboa e do Consulado do Brasil em Miami, coordenaram o envio das doações. Voluntários em Portugal e nos Estados Unidos também colaboraram.

No sábado (18/5), três toneladas de donativos enviados da Flórida por comunidades brasileiras chegaram a Campinas em um voo da Azul Linhas Aéreas. A carga será transportada gratuitamente até Curitiba e, de lá, seguirá para o Rio Grande do Sul.

De Portugal, um voo da Latam trouxe os primeiros 300 kg de doações coletadas pela comunidade brasileira em Lisboa. O voo chegou a Canoas com mais três toneladas de doações provenientes de todo o Brasil. Além disso, nove toneladas de donativos dos EUA estão a caminho em um navio da Maersk.

Também no sábado, chegou a Guarulhos o primeiro de três aviões com ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos. A carga inclui 500 geradores, 10 mil pacotes de redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos de higiene, 10 mil cobertores e 5 mil lâmpadas solares. O segundo avião deve decolar nesta segunda-feira (20/5).

No domingo (19/5), o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, telefonou ao Chanceler dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Zayed, para agradecer pelas doações.

Na semana passada, a cidade de Canoas (RS) recebeu doações da ONG norte-americana Samaritan's Purse, incluindo 10 estações de purificação de água, capazes de fornecer água potável para até 100 mil pessoas. A operação contou com o apoio do Ministério da Defesa, Defesa Civil, Receita Federal e Polícia Federal.

A Receita Federal está facilitando o desembaraço aduaneiro das doações por meio do programa "Receita Via Rápida", permitindo que cheguem rapidamente ao Rio Grande do Sul. As doações são isentas de tributos e podem ser despachadas por meio de uma Declaração Simplificada de Importação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados