Economia brasileira pode crescer acima de 2,5% em 2024, aponta especialista do FGV Ibre
Claudio Considera destaca o resultado de serviços e comércio e demanda alta por alimentos: “mostra o efeito das políticas de transferência de renda”
247 - Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados nesta sexta-feira (12), em conjunto com informações do varejo, mostram que a economia brasileira pode crescer acima de 2,5% em 2024, analisa o coordenador de Contas Nacionais do FGV Ibre, Claudio Considera, ao jornal O Globo.
“Está se falando que os serviços ficaram estáveis, mas essa é uma análise equivocada. Na verdade, cresceu 0,8% em relação a maio de 2023, o que não é pouco. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) mostrou que houve um salto em hiper e supermercados, demanda alta por alimentos, o que mostra o efeito das políticas de transferência de renda continua alta. O nosso indicador de atividade econômica (IAE-FGV Ibre) já mostra um avanço de 3,2%, 3,4% em 12 meses, no acumulado do ano está em 4%. Então, mesmo que diminua o ritmo de crescimento da economia nesse segundo semestre, acredito que o PIB possa crescer acima de 2,5% este ano”, afirma Considera.
O especialista também comemora o fato de a economia brasileira continuar crescendo mesmo com o patamar de juros elevado no país. “É fantástico uma economia crescer no patamar de juros que se tem no Brasil. Está certo que não há crescimento de investimento, mas a economia continua caminhando pela força do consumo, com o mercado de trabalho aquecido, aumento de renda e as transferências”, opina.
Considera salienta os efeitos negativos das enchentes no Rio Grande do Sul, que tiveram grande impacto no setor de transportes, registrando queda de 1,6%. “Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, ficou fechado. Está certo que houve remanejamento de voos, mas não na mesma magnitude. Além disso, houve liberação de pedágios no estado diante da tragédia”, disse.
Também em declaração ao jornal O Globo, a economista Claudia Moreno, do C6 Bank, destaca que os resultados mostraram que o impacto da tragédia no RS foi menor que o esperado considerando os dados de comércio e serviço. Nas previsões dela, o crescimento do PIB do país em 2024 pode chegar a 2,2%.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: