TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Eduardo Leite defende que PSDB "discuta fusões e federações” em meio à crise no partido

    “É desafiador, mas o partido ainda demonstra vitalidade”, disse o governador

    Eduardo Leite (Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)

    247 – Após o PSDB não conseguir eleger prefeitos em nenhuma capital do Brasil nas recentes eleições municipais, o governador do Rio Grande do Sul e ex-presidente da legenda, Eduardo Leite, destacou a necessidade de repensar a estratégia do partido. A informação é da CNN Brasil.

    “A participação nesse novo cenário, com as atuais regras do jogo, exige que o PSDB discuta fusões e federações ampliadas para sobreviver como uma alternativa viável”, disse Leite. “É desafiador, mas o partido ainda demonstra vitalidade”.

    Em 2016, o PSDB administrava 799 prefeituras, número que caiu para 523 em 2020. No primeiro turno das eleições municipais deste ano, o partido conquistou 273 cidades. Além disso, nas grandes capitais como São Paulo e Belo Horizonte, nenhum vereador foi eleito pela sigla.

    Neste cenário, o governador ressaltou que o perfil político-eleitoral no país está mudando. “Isso requer uma reavaliação de como as agremiações partidárias devem se organizar. É um debate necessário para o PSDB, sem dúvida nenhuma”, disse.

    Segundo Leite, o partido busca representar o centro político. 

    “O centro com propósito, que o PSDB busca representar, está mais comprimido nesse debate. Aqueles que se aproximam dos polos — à esquerda no Nordeste e à direita no Sudeste — têm obtido melhores resultados”, disse. “Mas esse não é o centro que o PSDB quer ser”.

    Atualmente, a legenda já faz parte de uma federação com o Cidadania. Na última quarta-feira (9), os líderes do PSDB, PDT e Solidariedade realizaram reuniões com o objetivo de oficializar, até o final de novembro, a formação de uma nova federação partidária. Conforme relatado pela Folha de S. Paulo, o objetivo dessa aliança é apresentar uma alternativa ao chamado "centro democrático" no Brasil.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados