TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Elon Musk ataca STF e esvazia operações da rede X no Brasil

    Bilionário esvazia escritório do X em São Paulo, onde não circulam funcionários da rede social nesta segunda-feira

    Elon Musk (Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters I Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O bilionário de extrema-direita Elon Musk decidiu desafiar abertamente as autoridades brasileiras, esvaziando as operações da rede social X (antigo Twitter) no Brasil. Musk esvaziou o escritório da empresa em São Paulo, citando como motivo as investigações conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra seu aliado Jair Bolsonaro, envolvido na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023. O encerramento das atividades da X no país é visto como uma tentativa de Musk de fugir do cumprimento das leis locais e das decisões judiciais. As informações são do Valor Econômico.

    O escritório da X, que ficava localizado em um prédio na Faria Lima, em São Paulo, já estava com suas operações bastante reduzidas desde a aquisição da rede social por Musk em 2022. Agora, os poucos funcionários que ainda restavam foram dispensados por e-mail na última sexta-feira. Com a ausência completa de funcionários no local, nesta segunda-feira, a empresa deixa de ter representantes legais no país, o que dificulta a entrega de notificações judiciais e a aplicação de sanções por descumprimento das leis brasileiras.

    A decisão de Musk de retirar suas operações do Brasil acontece em meio a ataques direcionados ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, responsável por impor medidas contra a desinformação e discursos de ódio na plataforma. Musk acusa Moraes de ameaçar seus funcionários e censurar a liberdade de expressão. O STF tem afirmado que qualquer plataforma que opere no Brasil deve respeitar as leis do país, sob pena de multas e até mesmo de ser proibida de atuar.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados