TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Em delação, Cid disse que reunião na casa de Braga Netto discutiu ações para 'gerar caos social'

      Trecho de depoimento consta em denúncia apresentada pelo PGR Paulo Gonet ao STF mostra caráter criminoso da ação golpista

      Jair Bolsonaro e Mauro Cid (Foto: ABr | Agência Senado )

      247 - Em acordo de delação premiada, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, relatou que a reunião na casa do general Braga Netto, ocorrida em 12 de novembro de 2022, serviu para discutir "ações que mobilizassem as massas populares e gerassem caos social". Segundo Cid, o objetivo das medidas era levar o então presidente a assinar o "estado de defesa, estado de sítio ou algo semelhante".

      O relato consta na denúncia apresentada nesta terça-feira (18) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que acusou Bolsonaro, Braga Netto e outras 32 pessoas de tentar realizar um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

      "O General Braga Netto, juntamente com os coronéis Oliveira e Ferreira Lima concordavam com a necessidade de ações que gerassem uma grande instabilidade e permitissem uma medida excepcional pelo Presidente da República. Uma medida excepcional que impedisse a posse do então Presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva", afirmou o delator, conforme denúncia da PGR.

      Reportagem do jornal O Globo aponta que nos diálogos interceptados, Cid fala em "estimativa de gastos, com hotel, alimentação e material" e "trazer um pessoal do Rio" - o que foi calculado por um major auxiliar em R$ 100 mil. Em sua delação, o ex-ajudante de ordens disse que obteve o dinheiro com Braga Netto, que entregou o montante em uma "sacola de vinho" após arrecadá-lo com um "pessoal do agronegócio".

      Segundo a denúncia apresentada por Gonet ao Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro e Braga Netto cometeram os crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do estado democrático de direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados