TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Em meio à discussão sobre desdolarização e pressões de Trump, Lula fala em “aumentar as opções de pagamento”

    Em reunião dos BRICS, presidente citou “a atual escalada protecionista” e disse que novas opções de pagamento podem “reduzir vulnerabilidades e custos”

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá entrevista à imprensa no Palácio do Planalto - 30/01/2025 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nesta quarta-feira (26), a reforma do sistema monetário internacional. Em discurso durante a primeira reunião de Sherpas da presidência brasileira no BRICS, Lula destacou o papel do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos BRICS, no aprimoramento desse sistema.

    “Contribuir para o aprimoramento do sistema monetário financeiro e internacional está na origem dos BRICS. Na Cúpula de Fortaleza, em 2014, decidimos criar um banco, desenhado para ser bem-sucedido, enquanto as instituições de Bretton Woods continuam falhando”, disse.

    Baseado no princípio da igualdade de voto e do financiamento alinhado às prioridades nacionais, o Novo Banco de Desenvolvimento completa dez anos de sucesso, com mais de US$33 bilhões investidos em projetos de desenvolvimento sustentável no Sul Global. O contingente de reserva visa ganhar segurança financeira para nossas economias”, completou.

    Na sequência, o presidente citou “a atual escalada protecionista”, resultado das políticas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo Lula, é preciso “aumentar as opções de pagamento” para reduzir a vulnerabilidade. “A atual escalada protecionista na área do comércio e investimento reforça a importância de medidas que busquem superar os entraves da nossa integração econômica. Aumentar as opções de pagamento significa reduzir vulnerabilidades e custos. A presidência brasileira está comprometida com o desenvolvimento de plataformas de pagamentos completamente voluntárias, acessíveis, transparentes e seguras”, afirmou.

    Por fim, Lula defendeu o aprofundamento da parceria entre os países dos BRICS diante da “nova revolução industrial”. “Diante da rapidez com que a indústria vem se transformando, estão entre nossas prioridades aprofundar a parceria para a nova revolução industrial e promover a necessária atualização da Estratégia para Parceria Econômica dos BRICS para 2030. Precisamos de soluções que diversifiquem e agreguem valor à produção de países em desenvolvimento”, concluiu.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados