'Sabotar a OMS é um erro com sérias consequências', alerta Lula em reunião dos BRICS
Presidente Lula defendeu a atuação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante reunião do BRICS, realizada em Brasília nesta quarta-feira
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a atuação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma reunião do BRICS, realizada nesta quarta-feira (26), em Brasília. "Sabotar os trabalhos da OMS é um erro com sérias consequências. Fortalecer a arquitetura global de saúde, com a OMS em seu centro, é fundamental para garantir justo e equitativo acesso a medicamentos e vacinas necessárias ao desenvolvimento sustentável", disse Lula no primeiro encontro do ano dos "sherpas" – nome dado aos negociadores de cada governo do grupo de países que integram o bloco do BRICS.
A declaração faz uma referência indireta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que logo nos primeiros dias de seu segundo mandato à frente da Casa Branca anunciou a saída de vários órgãos multilaterais, incluindo a OMS.
Ainda segundo Lula, "a cooperação em saúde é uma das maiores urgências do Sul Global. A pobreza, a falta de acesso a serviços básicos e a exclusão social são terreno fértil para doenças como tuberculose, malária e dengue, e outras que, juntas, ameaçam cerca de 1,7 bilhão de pessoas no mundo". "Durante nossa presidência, pretendemos lançar uma parceria para a eliminação de doenças socialmente determinadas e doenças tropicais negligenciadas. A ausência de consenso em torno do Tratado sobre Pandemia, mesmo após a Covid-19 e Mpox, atesta a falta de coesão da comunidade internacional diante de graves ameaças", ressaltou mais à frente.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: