Faiad: defendemos nomeações alinhadas à valorização dos servidores e que se oponham à mudança do BC em empresa de regime privado
Sindicato ressaltou a importância de que os novos indicados tenham plena consciência da necessidade de valorização dos servidores
247 - Após as declarações do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sobre a nomeação em bloco dos futuros dirigentes do Banco Central, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) emitiu uma nota ressaltando a importância de que os novos indicados tenham plena consciência da necessidade de valorização dos servidores e do fortalecimento institucional da Casa.
“O sindicato reconhece que a experiência e maturidade, destacadas pelo Presidente, são critérios essenciais para assumir essas posições, mas elas precisam vir acompanhadas de um comprometimento verdadeiro com as demandas reais da Autoridade Monetária e da sociedade brasileira. Nesse sentido, é crucial que os novos dirigentes entendam a importância de manter o status institucional de Autarquia Pública do Banco Central e a vinculação de seus servidores ao Regime Jurídico Único. Essa é a direção contrária ao que propõe a PEC 65/2023, que tramita no Senado e representa, na visão majoritária da categoria, uma ameaça grave à governança e ao controle democrático sobre o Banco Central. Vale lembrar que já existem manifestações de representantes do governo federal contrárias à ideia de transformar o Banco Central em uma empresa de regime jurídico privado”, indicou o presidente do sindicato, Fabio Faiad.
“Além disso, o Sinal acredita que preservar as prerrogativas dos servidores é fundamental para que a instituição continue cumprindo bem suas funções. É ainda importante reforçar que a autonomia técnica do Banco Central não pode ser colocada em risco por interesses particulares, seja pela agenda da Faria Lima ou qualquer outra. Para a categoria, essa autonomia só será garantida se a Diretoria estiver alinhada à defesa dos interesses da sociedade como um todo”, acrescentou Faiad.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: