Galípolo e Haddad conduzem escolha de novo nome para a diretoria de política monetária do BC
Os nomes dos candidatos estão sendo discutidos de forma discreta e sigilosa
247 – O processo de escolha do sucessor de Gabriel Galípolo para a diretoria de política monetária do Banco Central está sendo liderado por ele e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Conforme relatado pelo Valor Econômico, fontes do governo e do BC mencionam que estão em busca de alguém com perfil semelhante ao de Galípolo, ou seja, um economista ligado ao mercado financeiro e com capacidade de diálogo com setores progressistas da política.
Os nomes dos candidatos estão sendo discutidos de forma discreta e sigilosa. A expectativa é que o anúncio do novo diretor de política monetária ocorra em outubro, juntamente com a nomeação de outros diretores para cargos que ficarão vagos em dezembro.
Galípolo, que foi indicado para assumir a presidência do Banco Central a partir de 2025, é mestre em economia pela PUC-SP e tem um histórico de aproximação com o PT e setores empresariais.
A indicação de Galípolo para o cargo de presidente do Banco Central precisa ser aprovada pelo Senado. A sabatina deve ser agendada na Casa para acontecer após o primeiro turno das eleições municipais. O atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, permanecerá no cargo até dezembro, quando seu mandato expira.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: