TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Brasil

Gleisi presta solidariedade aos brasileiros resgatados do Líbano: "vítimas do terrorista Netanyahu"

Presidente do PT também elogiou a operação de repatriação, organizada pelo governo Lula e a FAB: "assim atua um governo comprometido com a paz"

(Foto: ABR | Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) prestou solidariedade em postagem nas redes sociais aos brasileiros que foram resgatados do Líbano em razão dos ataques de Israel ao país. "Presidente Lula acaba de receber os primeiros brasileiros que deixaram o Líbano, vítimas do terrorista Netanyahu. Solidariedade e cuidado com nossos irmãos". Ela ainda elogiou a operação de repatriação destes cidadãos, articulada pelo governo federal e a Força Aérea do Brasil (FAB). "É assim que atua um governo comprometido com os direitos e com a paz".

Presidente Lula acaba de receber os primeiros brasileiros que deixaram o Líbano, vítimas do terrorista Netanyahu. Solidariedade e cuidado com nossos irmãos. É assim que atua um governo comprometido com os direitos e com a paz.

— Gleisi Hoffmann (@gleisi.bsky.social) October 6, 2024 at 12:03 PM

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com 228 brasileiros a bordo, aterrissou em São Paulo após realizar uma operação de resgate no Líbano, onde a situação de segurança tem se deteriorado devido ao conflito entre Israel e o grupo Hezbollah. De acordo com informações da FAB, o voo, que também transportava três animais de estimação, fez uma parada técnica em Lisboa, Portugal, antes de seguir para o Brasil. A aeronave KC-30, que integra a Operação Raízes do Cedro, decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada de quarta-feira (2) e chegou à capital portuguesa na manhã do mesmo dia, relata o g1.

A operação faz parte de um esforço para repatriar brasileiros que se encontram em zonas de risco no Líbano. Quase três mil pessoas manifestaram interesse em voltar ao Brasil. A maioria dos solicitantes de repatriação vive em Beirute e na região do Vale do Bekaa, áreas diretamente afetadas pelos bombardeios israelenses. A embaixada brasileira em Beirute está em constante comunicação com os cidadãos que permanecem no país, organizando futuras etapas da operação de resgate.

De acordo com o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, o Brasil tem capacidade logística para resgatar até 500 pessoas por semana do Líbano.

Conflito intensifica resgate

O cenário no Líbano continua a se agravar. Desde 20 de setembro, o país tem sido alvo de bombardeios israelenses que visam posições do Hezbollah, grupo armado considerado inimigo de Israel. Além de instalações militares, os ataques têm atingido civis, e ao menos dois brasileiros perderam a vida em meio aos confrontos.

Na madrugada deste sábado (5), as Forças de Defesa de Israel tentaram uma incursão terrestre em uma cidade ao sul do Líbano, resultando em novos confrontos. O Hezbollah afirmou que suas forças repeliram os soldados israelenses. Beirute, capital libanesa, também voltou a ser atingida por bombardeios.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados