TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Governo anuncia primeira fase do Voa Brasil para aposentados do INSS nesta quarta

    Programa promete criar uma nova demanda com um público que atualmente não voa, oferecendo bilhetes aéreos por até R$ 200 o trecho

    Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    InfoMoney - O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), informou nesta terça-feira (23), que vai lançar a primeira fase do programa Voa Brasil em coletiva de imprensa amanhã (quarta-feira, 24), às 15h. O programa promete criar uma nova demanda com um público que atualmente não voa, oferecendo bilhetes aéreos por até R$ 200 o trecho.

    “Este é o maior programa de inclusão social da aviação brasileira, que torna o transporte aéreo mais acessível e democrático no país. O objetivo é permitir que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil”, afirma o governo em nota.

    A fase inicial do Voa Brasil é destinada a todos os aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, independente da faixa de renda. Cada beneficiário terá direito a dois bilhetes aéreos por ano.

    Imbróglios até aqui - O programa foi adiado algumas vezes até esse potencial anúncio desta quarta-feira.

    Anunciado desde o ano passado pelo governo federal, o programa Voa Brasil estava previsto para ser lançado em janeiro deste ano. Na ocasião, o governo divulgou que os primeiros segmentos beneficiados serão os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham até dois salários mínimos e bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), cerca de 22 milhões de brasileiros.

    Depois, em maio, o lançamento foi adiado novamente e passou para junho. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, explicou que o lançamento precisou ser adiado em razão das enchentes no Rio Grande do Sul, mas havia ressaltado que estava pronto.

    Golpe - Vale ressaltar que o programa foi alvo de golpes diante da potencial popularidade. Porém, o ministro já reforçou em outros momentos que o Voa Brasil ainda não está operante e alertou que a pasta não está fazendo cadastro nem solicitando pagamentos.

    A orientação do ministério é que, caso o cidadão receba ligação, correspondência, mensagem de texto via celular ou via redes sociais solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Voa Brasil, denuncie a prática por meio dos seguintes canais de atendimento ao usuário: pela internet – Fala BR; por e-mail- ouvidoria@mpor.gov.br; e por telefone – (61) 2029-7169.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados