TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Governo detalha Programa AmpliAR, que prevê concessão de 51 aeroportos regionais à iniciativa privada

    A proposta visa modernizar a infraestrutura aeroportuária regional e integrá-la de forma mais eficiente à malha nacional

    Aeroporto Internacional de Guarulhos (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

    247 – O Ministério de Portos e Aeroportos detalha nesta terça-feira (26) o "Programa AmpliAR", que prevê a concessão de 51 aeroportos regionais do Brasil. A proposta busca transferir a administração desses terminais para concessionárias que já atuam nos grandes aeroportos do país, visando modernizar a infraestrutura aeroportuária regional e integrá-la de forma mais eficiente à malha nacional.

    Durante o evento, serão detalhados os lotes de ativos que serão ofertados em leilões ao longo de 2025. O ministério estima que os investimentos ao longo das concessões podem variar entre R$ 3,5 bilhões e R$ 5,3 bilhões.

    O programa conta com o aval do Tribunal de Contas da União, que aprovou a proposta em outubro deste ano. Os aeroportos a serem incluídos no projeto compartilham uma característica comum: são deficitários, ou seja, possuem custos operacionais que superam as receitas. A maioria dos 51 aeródromos está localizada na região Norte do país. (Com informações da agência Estado de S. Paulo).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados