TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Brasil

Haddad analisa eleições municipais e diz que "o mundo está muito mais conservador"

Ministro da Fazenda expressa preocupação com avanço de partidos de direita no Brasil e compara cenário político a tendências globais

Fernando Haddad (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), manifestou sua preocupação com o desfecho das eleições municipais de 2024, que resultou em um fortalecimento dos partidos de centro e direita em várias regiões do Brasil. Em um evento promovido pelo banco Itaú, em São Paulo, nesta segunda-feira (14), Haddad fez uma análise mais ampla, contextualizando o cenário brasileiro com uma onda conservadora que se espalha por diversos países. "Eu acredito que o mundo está muito mais conservador e muito mais distópico que a gente imagina. Hoje, tem espaço para todo tipo de retórica”, destacou o ministro durante sua fala, segundo reportagem do Metrópoles.

A preocupação de Haddad não está apenas ligada ao Brasil, mas faz parte de uma visão global que ele tem observado nos últimos anos. "Preocupei-me com o resultado, mas não só no Brasil. Estou vendo isso acontecer já há 10 anos, começou com as primaveras árabes, vários regimes se fecharam", afirmou o ministro, sugerindo que o avanço de forças conservadoras reflete uma mudança significativa no comportamento político mundial.

O desafio do PT nas eleições de 2024 - Embora o Partido dos Trabalhadores (PT) tenha mostrado crescimento em relação às eleições municipais de 2020, o desempenho da legenda no primeiro turno de 2024 foi abaixo das expectativas. A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), comentou sobre as dificuldades enfrentadas pela sigla e o processo de reconstrução pelo qual tem passado. "Do ponto de vista do PT, não foi ruim. Melhorou em comparação a 2020. É preciso entender que a gente vive um processo de recuperação, reorganização", explicou Gleisi ao enfatizar que o partido tem lidado com desafios desde as últimas eleições.

Segundo ela, a trajetória recente do PT foi marcada por um "calvário", em alusão aos episódios de perseguição política e judicial enfrentados pela legenda. Ela relembrou os maus resultados em eleições anteriores, mas destacou que 2024 tem mostrado sinais de recuperação no cenário eleitoral local, o que pode abrir caminho para novas conquistas no futuro. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados