Homem-bomba que se explodiu em frente ao STF tinha histórico de infrações na Justiça, incluindo violência doméstica
Francisco Wanderley Luiz também foi processado por descumprimento de medidas sanitárias e perturbação do sossego
247 - Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, autor da tentativa de atentado a bomba contra o Supremo Tribunal Federal (STF) que resultou em sua própria morte, na noite desta quarta-feira (13), acumulava uma ficha criminal que inclui infrações por descumprimento de medidas sanitárias, perturbação do sossego e violência doméstica, destaca o jornal O Globo.
Em 2022, de acordo com a reportagem, Luiz foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina por descumprimento de medidas sanitárias durante a pandemia de Covid-19. Segundo o órgão, ele promoveu uma festa em seu estabelecimento comercial, permitindo a aglomeração de cerca de 80 pessoas, sem máscara ou distanciamento social, enquanto uma banda tocava música ao vivo. Apesar de admitir a infração, alegando que era o seu “ganha-pão”, a denúncia acabou sendo considerada improcedente e foi absolvida pelo juiz.
Além disso, ainda em 2022, ele foi fichado pela Polícia Civil por promover “barulho excessivo” em seu estabelecimento, enquadrado no artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, mas o caso também terminou arquivado. Luiz ainda possuía uma passagem por violência doméstica em 2013, o que resultou em quase três meses de detenção e em restrições à sua circulação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: