TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Humberto Costa assume presidência temporária do PT

    Costa deve ficar no cargo até julho, quando serão realizadas novas eleições pelo comando da legenda

    Gleisi Hoffmann e Humberto Costa (Foto: Roberto Stuckert Filho)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O senador Humberto Costa (PT-PE) foi o escolhido para assumir a presidência do PT de forma temporária após a ida da atual presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PT-PR), para a Secretaria de Relações Institucionais. Costa deve ficar no cargo até julho, quando serão realizadas novas eleições pelo comando da legenda.  

    A escolha da executiva nacional do partido estava entre Costa e o deputado José Guimarães (PT-PE). Pesou a favor do senador o fato de Guimarães ser o atual líder do governo na Câmara dos Deputados, e precisaria renunciar ao cargo para assumir o comando do PT. Humberto Costa foi o escolhido na corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária no partido.

    Recentemente, o PT também aprovou mudanças no estatuto interno, que permitem aos dirigentes permanecerem por mais de três mandatos na executiva nacional.

    De acordo com o estatuto do partido, em casos de vacância na presidência, um dos vice-presidentes deve assumir o cargo interinamente. Humberto Costa, um dos cinco atuais vice-presidentes, foi o nome indicado para ocupar o cargo. O senador terá 60 dias para convocar uma reunião interna do Diretório Nacional para confirmar o nome, conforme o estatuto.

    Gleisi tomará posse na próxima segunda-feira (10) como ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Emocionada, a futura ministra agradeceu o apoio dos correligionários do Diretório Nacional e da militância nos oito anos em que comandou o PT.

    Ela lembrou do período de resistência à perseguição sofrida pelo PT e pelo presidente Lula. “Só foi possível nós chegarmos até aqui porque eu tive apoio dessa Direção e tive uma profunda unidade política”, ressaltou a petista. “O que nós construímos e onde nós estamos e o que nós passamos tem a ver com a qualidade dessa Direção”, reiterou.

    “Então, minha profunda gratidão a vocês. Gratidão pela solidariedade, gratidão pela unidade política, gratidão pelo trabalho que vocês fizeram e por vocês terem acreditado, naqueles momentos muito difíceis, que era possível vencer”, enfatizou.

    Gleisi mencionou o papel da militância na trajetória de luta do partido. “A militância é a força viva desse partido, senão nós seríamos como qualquer outro partido. Estaríamos lá no institucional, disputando eleições, tendo nossa bancada, falando, mas não teríamos essa alma, que é o que faz a diferença do PT”, festejou.

    Os membros da Executiva aproveitaram a oportunidade para agradecer a Gleisi Hoffmann por sua liderança, com destaque para seu papel durante a prisão do presidente Lula e no período de resistência às tentativas das forças conservadoras de causar a destruição do partido.

    Costa assinalou que Gleisi enfrentou um dos mais turbulentos períodos do PT, especialmente no massacre arbitrário e ilegal da Lava Jato sobre o presidente Lula e nas eleições de 2018. “O seu mandato marcou a história do PT, não tenha dúvida”, observou Costa. “Não só pelo fato de você ser uma mulher, mas pelo fato de que você, como diz Paulinho da Viola, no temporal, a gente tem que ir navegando devagar, mas com firmeza, né? E você foi muito importante na resistência aos ataques que o PT sofreu”, comentou.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados