Impacto das emendas parlamentares não ultrapassará R$ 50 bilhões, diz relator da LDO 2025
Moura destacou que ultrapassar esse valor em emendas contraria o “bom senso”, pois as contas públicas estariam “em xeque”
247 – O relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, senador Confúcio Moura (MDB-RO), afirmou nesta segunda-feira (24) que as emendas parlamentares causarão um impacto máximo de R$ 50 bilhões no próximo ano. Moura destacou que ultrapassar esse valor em emendas contraria o “bom senso”, pois as contas públicas estariam “em xeque”.
A declaração foi feita após uma reunião com os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais. Na ocasião, Moura ainda negou ter chegado a uma conclusão sobre o valor das emendas.
“Não vai impactar além disso. Tudo vai ainda acontecer nesses últimos dias de junho, porque o recesso é estimado para o dia 17 se a gente conseguir fechar a LDO nesse prazo”, declarou. “Ou fica para agosto, para coincidir e ter um debate aproximado entre a Lei de Diretrizes e a Lei Orçamentária.”
“Não há uma fartura de recursos. As vinculações são grandes. As despesas obrigatórias cada vez mais arrochando o governo. Os recursos discricionários cada vez menores. O bom senso tem que falar mais alto”, completou.
As emendas são propostas que permitem aos parlamentares influenciar na destinação de recursos públicos. Existem três tipos de emendas: individuais, de bancada estadual e de comissão. (Com informações de CartaCapital).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: