Inteligência e unificação de dados são pontos centrais para combater crime organizado, dizem governadores
Líderes estaduais reúnem-se com Lula nesta quinta-feira para debater segurança pública
247 - Governadores de todo o país reúnem-se em Brasília com o presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (31) para discutir uma proposta de emenda à Constituição (PEC) elaborada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que visa fortalecer a atuação federal e estadual contra o crime organizado.
Entre os pontos centrais para os governadores estão o investimento em inteligência e a unificação de dados entre as polícias, informa a jornalista Camila Bomfim do Grupo Globo. Tais medidas são consideradas fundamentais para um combate mais efetivo às redes criminosas, que atuam de forma cada vez mais interestadual e até transnacional.
Governadores ausentes da reunião argumentaram que a proposta deveria ter sido discutida primeiro com técnicos de segurança pública, para que os principais pontos já estivessem definidos e acordados antes de uma reunião política.
Entre as demandas dos governadores está o endurecimento dos critérios para a concessão de liberdade provisória a acusados de crimes graves,.
Outra preocupação dos governadores é a possibilidade de que o modelo de cooperação sugerido pela PEC entre a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias estaduais possa reduzir a autonomia dos estados na gestão da segurança pública.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: