Itamaraty se desculpa por abordagem racista a filhos de embaixadores no RJ
Policiais militares teriam feito abordagem truculenta e racista contra os jovens negros
247 - O Itamaraty chamou os embaixadores do Gabão e de Burkina Faso para pedir desculpas oficiais em nome do governo federal por conta de uma abordagem de cunho racista da Polícia Militar do Rio de Janeiro contra os filhos dos diplomatas, informa o Metrópoles. Eles foram recebidos na manhã desta sexta-feira (5) na sede oficial do Ministério de Relações Exteriores. O embaixador Mauro Furlan transmitiu o pedido de desculpas.
A ação policial ocorreu na última quinta-feira (3) e foi registrada pela câmera de segurança de um edifício. As imagens mostram os policiais chegando com armas em punho e colocando os adolescentes contra a parede. Eles só foram liberados após um adolescente branco informar os agentes que os jovens negros eram estrangeiros.
A PM informou que os policiais que realizaram a abordagem usavam câmeras corporais e que as imagens serão analisadas pela corporação para identificar se houve algum excesso. Já a Polícia Civil informou que depois da veiculação de notícias sobre o ocorrido, a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) iniciou uma investigação, e que os adolescentes serão ouvidos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: