TV 247 logo
    HOME > Brasil

    "Lava Jato terminou como uma organização criminosa", diz Gilmar Mendes

    O ministro lembrou que a operação "envolveu-se em uma série de abusos de autoridades, desvio de dinheiro, violação de uma série de princípios"

    Gilmar Mendes, Sérgio Moro e Deltan Dallagnol (Foto: Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ministro decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, falou em entrevista à Agência Brasil e a TV Brasil, sobre os dez anos da operação Lava Jato que completa neste domingo, dia 17 de março.

    Para o ministro, o balanço é “marcadamente negativo” e a única lição aprendida pelo país foi a de não combater o crime praticando outros crimes.

    “Na verdade, a Lava Jato terminou como uma verdadeira organização criminosa, ela envolveu-se em uma série de abusos de autoridades, desvio de dinheiro, violação de uma série de princípios e tudo isso é de todo lamentável”, enfatizou o ministro.

    Crítico notório de Luiz Inácio Lula da Silva e do PT, o ministro foi uma das figuras centrais nas decisões importantes para os rumos da Lava Jato, por conta dos evidentes abusos da operação, como as prisões alongadas em Curitiba e as delações inconsistentes. O ministro participou das decisões que declararam a incompetência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba e anulou as ações penais contra Lula. O magistrado também votou para considerar o ex-juiz Sergio Moro parcial em processos da operação.

    “Eu acho que a Lava Jato fez um mal enorme às instituições. Bem inspirada talvez, no início, ela acabou produzindo uma série de distorções no sistema jurídico político. Por isso, o meu balanço é marcadamente negativo. Mas é claro que nós aprendemos da história, inclusive dos fatos negativos na vida dos povos, na vida das nações. Então, alguém sempre poderá dizer algo positivo. Nós aprendemos como não fazer determinadas coisas. E, nesse sentido, se pode até extrair aspectos positivos. O que a gente aprendeu? Eu diria em uma frase: não se combate o crime cometendo crimes. Na verdade, a Lava Jato terminou como uma verdadeira organização criminosa, ela envolveu-se em uma série de abusos de autoridades, desvio de dinheiro, violação de uma série de princípios e tudo isso é de todo lamentável”, frisou.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados