TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Lula acompanha anúncio de expansão da produção de farmacêutica fornecedora do SUS

      Novo Nordisk vai expandir produção de medicamentos injetáveis em Montes Claros, com obras previstas até 2028 e foco em doenças crônicas graves

      19.03.2025 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita às instalações da Torre C do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza-CE (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta segunda-feira (7), em Montes Claros (MG), do evento de lançamento do projeto de expansão da fábrica da farmacêutica Novo Nordisk, fornecedora de medicamentos como insulina ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

      A cerimônia marca o anúncio de um dos maiores investimentos da indústria farmacêutica no Brasil, com a ampliação da capacidade da unidade localizada no Norte de Minas, que atualmente gera cerca de 2,65 mil empregos diretos e indiretos. A empresa dinamarquesa pretende reforçar sua produção de tratamentos injetáveis voltados para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves.

      Expansão estratégica e tecnologia avançada - Segundo a Novo Nordisk, o plano de expansão contempla a implementação de novos processos de produção asséptica, a construção de um novo armazém e um laboratório de controle de qualidade. As instalações serão equipadas com tecnologia de ponta, adequada aos mais avançados padrões globais da indústria, com previsão de conclusão das obras até 2028.

      A iniciativa se alinha aos esforços do governo federal para fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), impulsionar a neoindustrialização e reduzir a dependência de insumos importados, especialmente em áreas estratégicas como a da saúde pública.

      Alckmin defende autonomia industrial na saúde - Em novembro de 2024, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), defendeu o fortalecimento da indústria nacional de saúde durante reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis). 

      O governo já havia anunciado, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), investimentos de R$ 4,2 bilhões para a modernização de laboratórios públicos e instituições de ciência e tecnologia. Além disso, prevê-se a ampliação de parcerias público-privadas, conforme os eixos da Nova Indústria Brasil (NIB), lançada no início de 2024.

      Produção global e presença no Brasil - A Novo Nordisk mantém centros produtivos na Dinamarca, Estados Unidos, França, China, Bélgica e Brasil. A fábrica brasileira, localizada em Montes Claros, é parte do ecossistema global que responde por quase metade da produção de insulina em todo o mundo.

      Instalada no país desde 1990, a empresa também possui escritório administrativo na cidade de São Paulo (SP). Com o novo investimento, reforça seu compromisso com o mercado brasileiro e com o SUS, sistema que atende milhões de pessoas em tratamento de doenças crônicas.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados