Lula critica genocídio na Faixa de Gaza em discurso no U20
“Não haverá paz nas cidades se não houver paz no mundo”, disse o presidente
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar neste domingo (17) o genocídio promovido por Israel na Faixa de gaza ao discursar no Urban 20, evento que antecedeu a reunião do G20, informa O Globo. Lula reforçou a importância histórica do local e disse que a destruição já atingiu dois terços do território, vitimando mais de 40 mil pessoas.
“A Faixa de Gaza, um dos mais antigos assentamentos urbanos da humanidade (4000 a.C), teve dois terços de seu território destruídos por bombardeios indiscriminados. 80% de suas instalações de saúde já não existem mais. Sob seus escombros jazem mais de 40 mil vidas ceifadas. Não haverá paz nas cidades se não houver paz no mundo”, disse o presidente.
O conflito na Faixa de Gaza eclodiu no dia 7 de outubro de 2023, quando um ataque do Hamas no sul de Israel matou 1,2 mil pessoas. Em resposta, o governo israelense está promovendo um massacre na região, com bombardeios e o cerco total da região, que resultou na redução da entrada de suprimentos e agravando a crise humanitária.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: