HOME > Brasil

Lula diz que busca reconhecimento do 2 de Julho como data histórica de Independência

Presidente Lula participou recentemente da comemoração do 2 de Julho, em Salvador

Visita às linhas de luz do Sirius no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Lula afirmou que vai tentar transformar o 2 de Julho em uma data comemorativa à independência do Brasil. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas da Bahia. A independência é nacionalmente celebrada em 7 de setembro, quando, supostamente, D.Pedro (futuro D.Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo.

“Nós tivemos a verdadeira Independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses, no 2 de julho, em Salvador, na Bahia. Onde houve luta e mulheres heroínas que lutaram para garantir a Independência. Agora, vou tentar transformar os dois dias em ato oficial da Independência e vamos ter que recontar a história desse país”, declarou Lula durante a inauguração da construção de um complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, em Campinas (SP). 

Nesta terça-feira (2), o presidente Lula participou da comemoração do 2 de Julho, em Salvador. Na ocasião, ele vestiu um traje típico dos Filhos de Gandhy, tradicional bloco de carnaval baiano.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados