HOME > Brasil

Lula diz que Petrobras deve fortalecer empresas brasileiras através do uso de conteúdo nacional nas operações

A ação incluiria a compra de equipamentos e serviços de companhias locais

Lançamento da Política Nacional da Transição Energética (Foto: Tauan Alencar/MME)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (26) que a Petrobras deve contribuir para o fortalecimento de empresas brasileiras através do uso de conteúdo nacional nas operações, o que inclui a compra de equipamentos e serviços de companhias locais. 

A declaração foi dada na sede do Ministério de Minas e Energia, após a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Na ocasião, Lula ainda reiterou que a Petrobras vai além da exploração de petróleo e gás, destacando o papel da petrolífera no investimento em pesquisa e no apoio ao desenvolvimento das empresas nacionais. 

"É uma empresa de investimento em pesquisa, em inovação, e para ajudar as empresas brasileiras a crescerem. Daí, porque a necessidade do conteúdo nacional", disse. 

Durante o evento, o chefe do Executivo também criticou aqueles que defendem a inclusão de empresas estrangeiras em compras governamentais no acordo entre Mercosul e União Europeia, ainda em negociação, chamando-os de "vira-latas".

“Os vira-latas desse país queriam abolir compras governamentais e colocar compras governamentais no acordo com a União Europeia. Nós falamos não", afirmou. "Compras governamentais são um instrumento de desenvolvimento de política industrial de um país que quer ser grande, que quer ser soberano. Se o Estado não tiver possibilidade de comprar da pequena e média empresa brasileira, de investir em inovação, nós vamos fazer o quê? Ficar comprando tudo do exterior?".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados