HOME > Brasil

Lula diz que plano nacional de segurança pública não visa "mandar" nos estados: "queremos compartilhar"

"A gente vai convidar os 27 governadores para que a gente possa fazer uma apresentação para eles", disse o presidente Lula

Lewandowski, Alckmin e Lula (Foto: RICARDO STUCKERT/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Lula (PT) afirmou durante reunião ministerial nesta quinta-feira (8) que o governo já tem “o esboço de uma política de segurança pública na qual o governo federal quer se inserir junto com estados para que a gente possa apresentar para a sociedade brasileira uma política de segurança pública que envolva União, estados e municípios”. "Agora, a gente vai convidar os 27 governadores para que a gente possa fazer uma apresentação para eles", destacou.

Na quarta-feira (7), o presidente Lula, Lewandowski e outros seis ministros se reuniram para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública que deverá ser enviada ao  Congresso nacional após ser debatida com governadores e líderes dos Poderes Judiciário e Legislativo.

Ainda segundo Lula, o objetivo do plano “é valorizar os entes federados, definir o papel de cada um e o compromisso de cada um para que as coisas deem certo. A gente não pode brincar de fazer segurança pública. A gente sabe a dificuldade que é a segurança pública. A gente sabe da organização que está acontecendo dentro do crime organizado neste país e no mundo inteiro. O crime organizado virou um multinacional de delitos e muitas vezes estão muito à frente das próprias polícias dos estados”. 

“Então o que nós queremos é compartilhar. A gente não quer ter ingerência e nem quer mandar. A gente quer compartilhar ações conjuntas, com uma definição concreta na Constituição do papel de cada um de nós. Estou muito otimista. Agora, a gente vai convidar os 27 governadores para que a gente possa fazer uma apresentação para eles. E o companheiro Lewandowski [ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski] vai ter que sair às 13h desta reunião porque ele está convidado para participar de uma reunião com o grupo de governadores do Sul e Sudeste do país e  é importante que ele vá para já apresentar este esboço de trabalho que nós queremos fazer”, disse Lula durante a abertura da reunião que contou com a participação dos 39 ministros de seu governo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados