HOME > Brasil

Lula diz que quer reunir governadores para debater segurança pública

Presidente voltou a defender a articulação com governos estaduais para construir uma política de combate ao crime organizado

Presidente Lula (PT) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na última segunda-feira (29) à TV Centro América que será convocada uma reunião com os 27 governadores para alinhar políticas de segurança pública, informa O Globo. Lula voltou a defender a construção de uma proposta juntamente com os estados para promover o combate ao crime organizado no país.

“Nós temos que pactuar qual é o papel do Governo Federal, qual é o papel do governo estadual. Onde é que vai entrar as Forças Armadas, onde é que vai entrar a Polícia Nacional, onde é que vai entrar a Polícia Federal? Porque tudo tem que ser combinado. Porque a Polícia Federal não pode entrar no estado para resolver um crime estadual”, afirmou.

A declaração do presidente vem em meio aos debates a respeito da “PEC da Segurança Pública”, proposta do Ministério da Justiça que deve aumentar o papel da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal no combate às milícias, máfias do jogo do bicho e facções criminosas. A PEC é vista com receio pelos governos estaduais, que temem a perda de autonomia no controle sobre a área.

Segundo Lula, o combate ao crime organizado é um desafio devido à extensão territorial do país, e ressaltou que o governo vem fortalecendo a PF. “A gente está fortalecendo a Polícia Federal, criamos uma base da Polícia Federal na região da Amazônia, que é para que a gente possa cuidar disso com prioridade, porque não é só combater o garimpo, é combater o crime organizado, é combater o contrabando de armas, o contrabando, o tráfico de drogas. Então é uma coisa mais séria. Nós temos quase 17 mil quilômetros de fronteira seca no Brasil. É muita fronteira. Só com a Bolívia, a gente tem 3 mil quilômetros. Então é preciso que a gente se prepare”, disse.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados