Lula e Lira não chegam a acordo sobre taxação de compras online internacionais
Lula já avisou que pretende vetar o projeto caso seja aprovado pelos parlamentares
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram nesta terça-feira (28) no Planalto para discutir a taxação de compras internacionais de até US$ 50, mas não chegaram a um acordo. A proposta deve ser votada ainda hoje no Congresso Nacional, e Lula já disse que pretende vetar o projeto caso seja aprovado pelos parlamentares.
Lira é a favor do imposto e chegou a propor uma redução de alíquota para 30%. O presidente da Câmara, porém, não conseguiu chegar a um consenso com Lula. Conforme a legislação atual, as compras internacionais de até US$ 50 no e-commerce são isentas do imposto de importação, que é de 60%.
Após a reuinão, Lira afirmou que governo e Congresso seguem tentando encontrar uma alíquota em comum. Na análise do parlamentar, a não-taxação traz prejuízos aos representantes do comércio e da indústria brasileira. (Com informações de UOL).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: