Lula: os chineses deram uma lição ao capitalismo e hoje têm muito mais capacidade tecnológica
Presidente também elogiou o esforço chinês de promover a educação de sua população, mas fez críticas ao que chamou de "regime muito duro"
247 - O presidente Lula, em entrevista à Rádio Clube do Pará, nesta sexta-feira (14), afirmou que a China soube se aproveitar do capitalismo e, hoje, possui uma capacidade tecnológica muito superior aos países do eixo central desse sistema econômico.
Ele citou que as potências europeias e os Estados Unidos se valiam do país asiático para utilizar o que chamou de "mão de obra escrava". Ele também mencionou o "regime muito duro" da China.
Ao mesmo tempo, a China soube se aproveitar da produção industrial em massa no país pelas empresas estrangeiras, "copiando" os produtos, e também "aperfeiçoando-os", disse. Ele afirmou que o Brasil, diferentemente da China, "respeita a questão das patentes".
Lula ainda elogiou o sistema de educação da China: "Eles mandaram muita gente estudar".
“O que aconteceu? A China, hoje, tem muito mais capacidade tecnológica do que os outros países”, afirmou Lula.
Segundo o presidente, a China "deu uma lição" ao "capitalismo", que "tentou explorar uma mão de obra quase que escrava".
“Aprenderam mais do que eles e, hoje, ensinam ao mundo muita coisa”, concluiu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: