Lula planeja pelo menos 13 encontros bilaterais com líderes globais na Cúpula do G20 no Brasil
Reuniões com líderes do "Sul Global" e países como EUA e França fortalecem articulação do Brasil em temas de desenvolvimento e geopolítica
247 - O presidente Lula (PT) prepara uma extensa agenda de encontros bilaterais durante a Cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro, segundo o jornal O Globo. Ao todo, ao menos treze reuniões estão programadas, com destaque para países do "sul global", uma das frentes prioritárias da política externa brasileira. Entre os líderes com os quais Lula deve dialogar, estão Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul; Abdel Fattah al-Sisi, presidente do Egito; Anwar Ibrahim, primeiro-ministro da Malásia; João Lourenço, presidente de Angola; Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia; e Khaled Bin Mohamed Bin Zayed, príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos.
A agenda, entretanto, não se limita aos países emergentes. Estão previstos encontros com líderes de grandes potências, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o presidente francês, Emmanuel Macron; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba; e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. Além disso, Lula também se reunirá com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
De acordo com fontes do Itamaraty ouvidas pela reportagem, a programação está sujeita a ajustes, uma vez que várias delegações solicitaram audiências com Lula. A presença de 55 líderes, entre chefes de Estado e dirigentes de organizações internacionais, traz desafios logísticos e diplomáticos ao evento, que terá lugar no Brasil pela primeira vez.
Lula deve iniciar sua participação já neste fim de semana, quando estará envolvido na Cúpula do G20 Social, evento paralelo focado em pautas de inclusão e desenvolvimento social, que contará com o presidente sul-africano Ramaphosa, cujo país assume a presidência do G20 neste ano. No domingo, Lula prevê conduzir a maior parte das bilaterais, com cerca de oito encontros em um só dia.
Já na segunda-feira, as atividades estarão concentradas no primeiro dia oficial da Cúpula, quando o presidente brasileiro recepcionará os líderes internacionais. As bilaterais serão retomadas na terça-feira, último dia da cúpula, momento em que está prevista uma reunião com Joe Biden.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: