Lula promete fortalecer indústria espacial após 'anos de negligência'
Presidente participou do lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional do Chile
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu, durante evento com o homólogo chileno Gabriel Boric nesta terça-feira (6), fortalecer a indústria espacial brasileira, e formar parcerias com países do Sul Global nesse ramo.
"Nos últimos anos, o setor espacial brasileiro sofreu com a negligência governamental. Agora retomamos o investimento, por meio de encomendas tecnológicas no valor de 300 milhões de reais. Vamos fortalecer a indústria espacial e gerar os empregos e a renda necessária", disse Lula no lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional do Chile, em Santiago.
O presidente também criticou as desigualdades globais na exploração espacial e a falta de acesso a recursos, defendendo políticas públicas para o setor, contrapondo-se a iniciativas privadas de bilionários.
"Controles de exportação de componentes e insumos tecnológicos, restrições de acesso e limitações financeiras impactam desmesuradamente o Sul global", afirmou.
"Os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a ação e a orientação do Estado", disse Lula, sem citar Elon Musk.
O centro visa fortalecer a cooperação entre os países em atividades espaciais para fins pacíficos. Durante a cerimônia, os presidentes firmaram acordos de cooperação em atividades espaciais para fins pacíficos e programas de interesse em comum, com base nos princípios da igualdade e benefício mútuo, informou o canal oficial do governo brasileiro nas redes sociais.
Nesse sentido, tanto o Chile quanto o Brasil identificarão áreas para desenvolver programas e projetos conjuntos de acordo com suas políticas nacionais em matéria espacial, informou a CNN Chile.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: