Lula sanciona lei reconhece quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional
Com a nova legislação, as quadrilhas juninas se juntam a outras expressões culturais reconhecidas oficialmente, como o forró, as escolas de samba e as festas juninas
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei nº 14.900, que reconhece as quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20), data em que é celebrado o Dia de São João, uma das festas mais emblemáticas do calendário junino.
Com a nova legislação, as quadrilhas juninas se juntam a outras expressões culturais reconhecidas oficialmente, como o forró, as escolas de samba, as festas juninas e a música gospel, destaca o g1.
A proposta de reconhecimento das quadrilhas como manifestação cultural nacional é de autoria do deputado federal Ruy Carneiro (PSC-PB). O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguiu para o Senado e, após aprovação, foi sancionado pelo presidente da República.
Durante a tramitação no Senado, o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, com a relatoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). Em seu parecer, a senadora destacou a importância das quadrilhas juninas para o turismo cultural, geração de empregos e promoção da economia local.
"As quadrilhas incentivam o turismo cultural, criam empregos e promovem a economia local através da venda de comidas típicas, artesanato, músicos, transportes, confecção e demais serviços relacionados aos eventos", ressaltou a parlamentar.
A lei sancionada altera a legislação vigente desde abril de 2023, que já reconhecia as festas juninas como manifestação da cultura nacional, ampliando o escopo para incluir as quadrilhas típicas do período.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: