Lula trabalha para ter apoio de Motta e Alcolumbre em 2026
Os dois são os favoritos para vencer as eleições para presidência da Câmara e do Senado
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está trabalhando para obter o apoio do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) nas eleições presidenciais de 2026, informa a CNN. Alcolumbre e Motta são os favoritos para vencer as eleições para presidência do Senado e da Câmara dos Deputados respectivamente.
Segundo relatos, o apoio do PT às candidaturas de Alcolumbre e Motta passa diretamente pelas eleições de 2026, mesmo com a percepção de que União Brasil e Republicanos dificilmente embarquem na campanha de reeleição de Lula. O Planalto trabalha para que os dois partidos adotem a neutralidade na disputa presidencial e busca o apoio avulso de nomes dessas siglas.
Nesse contexto, Davi Alcolumbre e Hugo Motta são considerados prioridades da articulação política para apoios à reeleição do petista. O Republicanos demonstrou fidelidade ao governo em votações no ano passado, mas o União Brasil está dividido. O partido deve decidir até março se fica no governo, já que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tenta lançar sua candidatura presidencial pela legenda. Já o partido de Hugo Motta deve ganhar espaço em uma reforma ministerial.
Além desses dois partidos, Lula também está negociando os apoios de MDB e União Brasil, que ficaram neutros no segundo turno das eleições de 2022. Em troca, o governo pode oferecer maior espaço no governo, apoios a candidatos a governador em estados importantes, além do cargo de vice na chapa presidencial.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: