TV 247 logo
      HOME > Economia

      Cotação do dólar é fator crucial da alta dos alimentos, avalia governo Lula

      Governo mantém discussões sobre medidas que possam baratear o preço dos alimentos para a população

      Fernando Haddad e Lula (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo do presidente Lula (PT) fez um diagnóstico geral da alta dos preços dos alimentos e apontou o câmbio como um dos fatores primordiais do problema, informa a CNN Brasil. Nesta sexta-feira (24), Lula se reuniu com ministros para discutir medidas para baixar os preços.

      Segundo o diagnóstico feito pelo governo, a inflação dos alimentos está concentrada em alguns grupos específicos, como café, soja, carne e suco de laranja, que são exportáveis. Com a alta do dólar, que chegou a superar R$ 6, exportadores passaram a considerar mais atrativa a venda para o mercado externo, reduzindo a oferta local dos produtos. 

      No encontro desta sexta, foram analisadas propostas específicas para conter a alta dos preços. A equipe econômica já avalia propostas apresentadas pelo setor varejista. Uma delas pedia uma mudança no modelo de validade dos alimentos, mas foi descartada pelo Planalto por conta da repercussão negativa.

      No campo da política, integrantes do governo demonstram preocupação com a popularidade de Lula por conta dos impactos da inflação, e fazem um paralelo do cenário brasileiro com os Estados Unidos. Lá, a inflação foi considerada um dos principais fatores que contribuíram para a derrota do partido Democrata nas eleições de 2024. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados