Maria do Rosário celebra recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, extinta durante o governo Bolsonaro
"É o caminho para uma democracia substantiva e firme", disse
247 - “Saúdo a decisão do Presidente @LulaOficial de recriar a Comissão Sobre Mortos e Desaparecidos, originalmente constituída no Governo FHC em 1995 e extinta pelo Governo de extrema-direita.
A memória, a verdade e a justiça de transição com responsabilização de ditadores de ontem e golpistas de hoje, o caminho para uma democracia substantiva e firme”, disse a deputada Maria do Rosário em suas redes sociais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu recriar a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos, extinta no final de 2022, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), ex-mandatário que chegou a fazer elogios à Ditadura Militar (1964-1985). O presidente Lula anunciará a escolha de quatro pessoas para integrar o novo colegiado.
A previsão é que a decisão de Lula seja publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (4), de acordo com informações publicadas no jornal Folha de S.Paulo. Serão três atos. Um deles reverte um ato da gestão bolsonarista que acabou com a comissão. O outro dispensa os integrantes nomeados pelo governo do político da extrema-direita. Um terceiro ato indica os novos nomes.
A procuradora da República Eugênia Augusta Gonzaga retomará o cargo de presidente da comissão, que exerceu até o primeiro ano do governo Bolsonaro. Depois foi exonerada.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: