Moraes manda PF abrir inquérito contra blogueiro bolsonarista Allan dos Santos por forjar mensagens contra jornalista
Ministro do STF também determinou o bloqueio dos perfis do extremista na rede social X, antigo Twitter, e no Instagram em até duas horas, sob pena de multa
247 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) instaure um inquérito para investigar o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos pela acusação de forjar mensagens contra a jornalista Juliana Dal Piva.
Segundo o Metrópoles, na mesma decisão, Moraes intimou a rede social X (antigo Twitter) a bloquear o perfil do extremista na plataforma dentro de duas horas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A empresa Meta também foi intimada a bloquear a conta dele no Instagram no mesmo prazo e sob a mesma penalidade.
O inquérito foi aberto após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar favorável ao pedido de Dal Piva. A defesa da jornalista solicitou, em 27 de junho, que Moraes determinasse uma perícia nas mensagens que Allan dos Santos atribuiu a ela com a intenção de difamá-la.
Em 21 de junho, o ativista bolsonarista publicou mensagens falsamente atribuídas a Dal Piva, nas quais ela mencionava um suposto plano do ministro do STF Alexandre de Moraes para prender Jair Bolsonaro (PL).
Allan dos Santos está foragido desde outubro de 2021, quando Moraes expediu um mandado de prisão contra ele no âmbito do inquérito que apura a atuação das milícias digitais bolsonaristas e de extrema direita. Atualmente, ele reside nos Estados Unidos, que negou o pedido de extradição.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: