TV 247 logo
      HOME > Brasil

      "Nós viemos para mudar a história do país", diz Lula no aniversário do PT

      O presidente Lula participou neste sábado (22) da solenidade em celebração aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores

      22/02/2025 - Presidente Lula discursa nas celebrações de aniversário do PT, no Rio de Janeiro-RJ (Foto: Assessoria/PT)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Lula participou neste sábado (22) da solenidade em celebração aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores e ressaltou o papel da sigla na resistência, destacando que segue firme “mudando a história do Brasil” e que “nós ainda estamos aqui”.

      Durante seu discurso, Lula reforçou a importância da trajetória do PT na construção de um país mais justo e inclusivo. “Nós viemos para mudar a história do país”, afirmou. O presidente relembrou práticas históricas do partido, como os núcleos de base e os orçamentos participativos, e lamentou que essas iniciativas tenham sido descontinuadas. “Todos que temos um pouco mais de tempo no PT sabemos o orgulho que tínhamos dos núcleos, que chegavam a 1.600 em vários lugares e áreas. Os orçamentos participativos são outro destaque. Mas essas práticas deixaram de existir. Não nos esqueçamos do manifesto do PT. É uma bíblia para nós, assim como uma bíblia para os religiosos. É uma carta de princípios”.

      Lula também comentou sobre sua recente recuperação de um acidente doméstico, esclarecendo boatos sobre sua saúde. “Disse que não estava cortando a unha do pé quando sofri o acidente doméstico, e sim a da mão. Estava me tratando por conta da queda e achei que estava bom, mas começou uma dor de cabeça. Voltando ao médico, fiz uma nova tomografia e foi constatado que cresceu um líquido na cabeça e os médicos ficaram apavorados. Foi o momento mais delicado da minha vida. Os médicos chegaram a dizer que eu poderia morrer até. Ontem, fiz todos os exames e os médicos disseram que estou 100%. Vai ser muito difícil um jovem de 40 anos ter a saúde que tenho”.

      Em tom crítico, o presidente mencionou desafios históricos enfrentados por lideranças políticas e fez uma referência ao seu próprio período de prisão. “Esse país já teve um presidente que foi tão acusado que teve que dar um tranco no coração, um que foi embora do Brasil. Não trocarei jamais a minha dignidade pela minha liberdade, dizia na cadeia. A todos que acham que podem destruir o PT e a integridade de um homem, estou mais vivo e forte do que nunca, e quem quiser nos derrotar terá que nos derrubar nas ruas, que é o que a gente está acostumado a fazer”.

      Lula também destacou os investimentos sociais promovidos pelo PT ao longo dos anos e criticou a postura da elite em relação ao partido. “Viemos para mudar a história do Brasil, não de forma temporária. Por que uma parte da elite não suporta o PT? Porque investimos mais de 300 bilhões de reais em inclusão social e eles querem esse dinheiro. Nós vamos cuidar dos pequenos, que precisam do Estado”.

      O presidente também elogiou a atuação de Gleisi Hoffmann à frente da sigla. “O presidente do PT tem que falar pra dentro, não para fora. E Gleisi foi eleita e vem exercendo isso. Não há ninguém no PT com a capacidade de presidir o PT como a Gleisi. E nenhum homem aguentaria essa barra que você aguentou”.

      Ao final, Lula reforçou a importância da educação como ferramenta de transformação social. “A educação é uma dívida histórica que a elite brasileira tem com o povo”. Ele também rebateu críticas direcionadas à primeira-dama, Janja. “Para me atingir, eles começam agora a atacar a Janja, mas não irão mudar seu pensamento. Dizem que a Janja se intromete no governo, mas dou graças a Deus que tenho uma mulher com quem converso sobre política. Foi assim com a Marisa e é com a Janja, e não preciso concordar com tudo, mas tenho que escutar também. Na minha casa, é proibido proibir”.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Tags

      Relacionados