TV 247 logo
HOME > Brasil

Nova embaixadora, Janja detona gestão Bolsonaro: "tentaram destruir tudo liberando a boiada para passar"

Primeira-dama foi indicada pelo ministro Márcio Macêdo como embaixadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja (Foto: Graccho/SGPR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, fez duras críticas à gestão do ex-ocupante do Palácio do Planalto Jair Bolsonaro (PL) em um evento para a apresentação do Relatório Nacional Voluntário (RNV), organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, informa o jornal O Globo.

Janja foi indicada pelo ministro-chefe da pasta, Márcio Macêdo, como embaixadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) no Brasil, e disse que ficou chocada ao ver a situação deixada pelas gestões anteriores: "ano passado, começamos a discutir sobre o tema. Sou bem intrometida, então fui me envolver nessa questão por conta da minha familiaridade com o assunto. Com grande perplexidade, vi o último governo se empenhar em destruir todos os avanços da agenda 2030".

"Desmantelaram políticas públicas essenciais para alcançar a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Tentaram destruir tudo, liberando a boiada para passar," acrescentou.

A expressão "passar a boiada," usada por Janja, faz alusão a uma declaração do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em uma reunião ministerial em abril de 2020. Na ocasião, Salles sugeriu que o governo Bolsonaro aproveitasse a distração causada pela pandemia de Covid-19 para desmantelar regras ambientais sem que a sociedade notasse.

A indicação de Janja como embaixadora dos ODSs foi sugerida por Macêdo durante sua apresentação. Ele destacou as ações do governo Lula (PT) em relação às 17 metas traçadas pela ONU, mencionando programas como o Bolsa Família para erradicação da pobreza, o Programa Brasil sem Fome para alcançar "fome zero", e as Farmácias Populares e o fortalecimento do SUS como iniciativas na área da Saúde e Bem-Estar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados