Pacheco critica falta de 'transparência e lisura' nas eleições venezuelanas
"O governo da Venezuela se afasta disso ao não demonstrar esses valores com clareza", disse o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
247 -O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou o processo eleitoral na Venezuela, após a reeleição de Nicolás Maduro, anunciada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país. Pacheco destacou a importância da transparência nos processos democráticos.
“Numa democracia, a lisura e a transparência do processo eleitoral que assegure a prevalência da vontade do povo são base essencial e insuperável. O governo da Venezuela se afasta disso ao não demonstrar esses valores com clareza. A luta pela democracia não nos permite ser seletivos e casuístas. Toda violação a ela deve ser apontada, prevenida e combatida, seja contra quem for”, disse Pacheco em nota, de acordo com a Folha de S. Paulo.
O governo brasileiro, através do Itamaraty, emitiu uma nota sobre as eleições na Venezuela, ressaltando o "caráter pacífico da jornada eleitoral" e afirmando que o Brasil está acompanhando de perto o processo de apuração. Nesta terça-feira (30), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que a situação na Venezuela está "complicada” e que o Brasil espera a divulgação da apuração final para se posicionar sobre o resultado do pleito no país vizinho.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: