Pedro Serrano: 'decisão do Tribunal Penal Internacional sobre Netanyahu foi histórica'
'O Direito Internacional se fortalece', afirmou o estudioso
247 - O jurista Pedro Serrano destacou nesta segunda-feira (20) a importância da iniciativa do promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan, que defendeu a prisão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
"Decisão correta e histórica do Procurador do TPI de pedir a expedição de mandados de captura contra Netanyahu e seu Ministro da Defesa bem como contra os dirigentes do Hamas, ambos os lados cometeram graves crimes de guerra e lesa-humanidade. Vamos aguardar a decisão da Corte! Certamente o Direito Internacional se fortalece com a iniciativa!", escreveu o estudioso na rede social X.
De acordo com o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, mais de 35 mil palestinos morreram desde outubro de 2023, quando passaram a ser vítimas dos bombardeios lançados pelas forças de Israel.
Em 2024, autoridades políticas e jurídicas da África do Sul denunciaram o governo israelense na Corte Internacional de Justiça pelo crime de genocídio. A CIJ apenas recomendou que os soldados israelenses parassem com o massacre em Gaza, o que não aconteceu. Por consequência, lideranças internacionais e ativistas aumentaram a pressão contra o TPI para determinar a prisão de Netanyahu.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: