TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Petrobras ampliará encomendas em estaleiros e de empresas nacionais, diz Magda Chambriard

    A presidente da Petrobras ressaltou que o patamar de lucro da empresa será preservado para assegurar a sustentabilidade econômica

    Magda Chambriard (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

    247 - A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta terça-feira (10), durante a abertura do evento FPSO Supply Connections Brazil Offshore, no Rio de Janeiro, que a estatal vai intensificar as encomendas em estaleiros e fornecedores nacionais nos próximos anos, informa O Globo. No entanto, ela ressaltou que o patamar de lucro da empresa será preservado para assegurar a sustentabilidade econômica.

    “O patamar de lucro da Petrobras será respeitado, promovendo a indústria nacional. Quando olhamos para frente, vemos oportunidades. Temos o pré-sal, que vai continuar se desenvolvendo. A Bacia de Campos vai retomar a produção e produzir, no futuro, tudo que já produziu”, afirmou Magda.

    De acordo com o novo plano de negócios da Petrobras, estão previstos US$ 111 bilhões em investimentos até 2029, um aumento de 9% em relação ao plano anterior. Entre as novas encomendas estão 11 plataformas de produção de petróleo e gás (FPSOs), 30 novas sondas de exploração e cerca de 90 embarcações submarinas para operações offshore.

    Magda destacou que dois FPSOs já foram encomendados para o projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), sendo um com conteúdo local de 40% e o outro de 30%. Segundo ela, as plataformas terão capacidade para produzir até 120 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

    Apesar do otimismo, Magda fez um alerta sobre a necessidade de planejar investimentos de forma sustentável para evitar "voos de galinha" — expressão usada para se referir a ciclos econômicos curtos e inconsistentes.

    “Precisamos conhecer o potencial e as dores para que a gente possa fazer essa indústria dar certo. Já enfrentamos uma sucessão de voos de galinha. Quando olhamos para trás, temos que ver as lições apreendidas e calibrar o que somos capazes de fazer. Não podemos dar passos maiores que as nossas pernas possam oferecer”, afirmou.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados