PF vai investigar vídeo adulterado de Haddad
No vídeo falso, o ministro aparece dizendo que vai “taxar tudo”
247 - O Ministério da Fazenda acionou a Polícia Federal para investigar quem é o autor do vídeo falso que circulou nesta semana nas redes sociais em que o ministro Fernando Haddad (PT) aparece dizendo que vai “taxar tudo”. Caso seja identificado, o responsável pela montagem será processado. As informações são do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
No vídeo fake, um Haddad "diz" numa entrevista na porta do Ministério da Fazenda coisas como: "teremos impostos do cachorrinho de estimação; se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também", "é justo imposto pré-natal: ficou grávida já tem que começar a pagar imposto pro hospital" , "imposto das bets: se perdeu o prejuízo é seu; se ganhar, o lucro é nosso" e "brasileiro gosta de um imposto novo".
A peça foi feita com inteligência artificial e obrigou o ministro a publicar um outro vídeo desmentindo o conteúdo. A retratação foi uma sugestão do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira.
Na noite da última quinta-feira (9), a Advocacia-Geral da União notificou o Facebook para que a plataforma remova o vídeo adulterado. “A postagem, manipulada por meio de inteligência artificial, contém informações fraudulentas e atribui ao ministro declarações inexistentes sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal”, diz a notificação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: